Postagens populares

Frases de Formatura

Mensagem 01
“Chegará um dia... Quando o peso do tempo curvar nossos ombros, quando a experiência acertar nossos passos, quando a lembrança de cada um despertar saudades e as lágrimas descerem fáceis; quando lá, bem distante, novamente nos encontrarmos, cada um com seu novo sonho, então saberemos que fomos felizes a cada momento e que dos sonhos todos, este foi o maior.” (Joaquim Nicolau do Nascimento)

Mensagem 02
O Caminho Para Um Sonho...
“O caminho para um sonho é calçado de sacrifícios e alinhado com determinação. E, embora existam muitos obstáculos pelo caminho que pode ter mais de uma direção, ele é marcado com fé. E conquistado com disposição para enfrentar desafios e correr riscos, para falhar e tentar de novo e de novo. Ao longo do caminho, você pode ter de enfrentar dúvidas, contratempos e injustiças, mas quando ele chega ao fim, você descobre que não há alegria maior que a de tornar seus sonhos realidade.” (Barbara Cage)

Mensagem 03
“Foi e continua sendo grande a responsabilidade... Fomos embalados por vários sonhos: o sonho apaixonado de nossos pais, o sonho confiante de nossos familiares, o sonho eufórico de quem nos cerca e ama, o sonho do colega, do amigo, e, no meio de tantos sonhos, o nosso próprio sonho... O nosso ideal! Alcançamos uma meta, um degrau já vencemos. É hora de partirmos para nossa próxima caminhada. É hora de buscar novos desafios, outros sonhos! Cada um que por aqui passou, deixou um pouco de si e levou um pouco do outro, dos muitos outros que aqui conviveram. Vitoriosos somos todos nós que, no final, tivemos a certeza de que éramos muito mais capazes do que julgávamos ser.” (Autor desconhecido)

Mensagem 04
“Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos aos desafios. Somos combatentes idealistas, mas plenamente conscientes. Porque o ter consciência não nos obriga a ter teorias sobre as coisas, só nos obriga a sermos conscientes. Problemas para vencer, liberdade para provar. Enquanto acreditamos nos sonhos, nada é por acaso.” (Henfil)

Mensagem 05
“Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê a sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós. Voltar é impossível na existência. Você pode ir em frente e se arriscar. Coragem! Torne-se OCEANO!” (Autor desconhecido)

Mensagem 06
“Andei por caminhos difíceis, eu sei. Mas olhando o chão sob meus pés, vejo a vida correr. E assim, a cada passo que der, tentarei fazer o melhor que puder. Aprendi... Não tanto quanto quis, mas vi que, conhecendo o universo ao meu redor, aprendo a me conhecer melhor; e assim escutarei o tempo, que me ensinará a tomar a certa decisão a cada momento. E partirei... Em busca de muitos ideais, mas sei que hoje se encontram meu passado, presente e futuro. Hoje, sinto em mim a emoção da despedida. Hoje, é o ponto de chegada. Mas, ao mesmo tempo, tempo de partida.” (Autor desconhecido)

Mensagem 07
“Sinto nos seus olhares que o tempo que passamos juntos não foi em vão. A tristeza em nos separarmos é transparente para quem soube interpretar seus códigos. Afinal, foram cinco anos. Nossas vidas têm um espaço em comum. Não podemos mais voltar no tempo, seria um retrocesso. No entanto temos a saudade, que embora melancólica, pode ser agradável se os momentos foram felizes. Hoje não teremos mais a certeza que nos veremos na segunda-feira ou no semestre seguinte... Mas fica a promessa do reencontro e o desejo de que lutem e vençam.” (Autor desconhecido)

Mensagem 08
O Aqui e o Agora
“O minuto que você está vivendo agora é o minuto mais importante da sua vida, onde quer que você esteja. Preste atenção ao que está fazendo. O ontem já lhe fugia das mãos. O amanhã ainda não chegou. Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro. Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo.” (Autor desconhecido)

Mensagem 09
“A partir de agora nos sentimos mais completos, inteiros, as nossas lutas, as horas debruçados sobre os livros, as ansiedades antes e depois de cada prova, de cada exame, hoje são lembranças agradáveis e ainda quentes na memória. Dentro em breve estaremos com um diploma nas mãos, renovando nossos ideais, concretizando nossos sonhos, quando subirmos no palco em trajes de festa, o coração batendo mais forte, trêmulos... A emoção invadirá o corpo... A plateia aplaudindo a nossa conquista, talvez o nervosismo nos domine e não sintamos a maravilhosa magia do momento sublime do qual nos aproximamos... Mas um dia, quando a saudade nos fizer abrir as páginas deste convite e recordar, tudo será revivido como se estivesse acontecendo naquele momento. E certamente, iremos nos sentir mais próximos e mais completos, por inteiro.” (Autor desconhecido)

Mensagem 10
“ANDEI...
Por caminhos difíceis eu sei. Mas olhando o chão sob os meus pés. Vejo a vida correr. E assim, a cada passo que der, tentarei fazer o melhor que puder.

APRENDI...
Não tanto quando quis, mas vi que conhecendo o universo ao meu redor, aprendo a me conhecer melhor; e assim escutarei o tempo, que me ensinará a tomar a certa decisão a cada momento.

E PARTIREI...
Em busca de muitos ideais, mas sei que hoje se encontram meu passado, presente e futuro. Hoje, sinto em mim a emoção da despedida. Hoje, é o ponto de chegada. Mas, ao mesmo tempo, tempo de partida.”
(Autor desconhecido)

Mensagem 11 (para curso de Arquitetura)
“É preciso sonhar, transcender. As ideias, os pensamentos dependem dessa postura e o arquiteto pode alcançar isso a todo instante. O arquiteto por excelência não deve estar preso à técnica, ao obvio. É necessário ter o lado artístico. Sendo artista, há que ter consciência de que a objetividade e a subjetividade devem caminhar juntas, para que se possam ter grandes ideias. A sensibilidade criativa é um dom inerente a todo artista. Devemos ser conscientes do mundo em que vivemos, do espaço em que nos encontramos, e saber fazer da Arquitetura não apenas um abrigo às necessidades humanas, mas também uma obra de arte. Enfrentar com toda disposição a construção de uma cidade melhor. A magia está na capacidade que temos - de vencer, de construir, de transformar, de ser a diferença! Por isso, vivam intensamente, e não deixem que a rotina mate a sua alma de artista!” (Autor desconhecido)

Mensagem 12 (para curso de Arquitetura)
“A arte de a arquitetura não consiste apenas em fazer coisas belas – nem em fazer coisas úteis, mas em fazer ambas ao mesmo tempo – como em alfaiate que faz roupas bonitas e que servem. E, se possível, roupas que todos possam usar, não apenas o Imperador.” (Herman Hertzberger).

Mensagem 13
“Dizem por aí que nossa vida é como um livro. É verdade. Algumas linhas poderíamos reler dezenas de vezes. Outras, pularíamos sem hesitar. Mas ainda não inventaram nada mais fascinante do que imaginar como serão as próximas páginas. Quantos não fariam de tudo para poder dar uma olhadinha lá na frente... Mas quer saber? É mais emocionante ler um livro sem saber o final, assim como o melhor de viver é aproveitar o saber único de cada momento. Portanto, já que você está começando um novo capítulo, aproveite para escrevê-lo com toda a intensidade. Deixe a borracha de lado. E, o mais importante, tenha sempre em mente que sua história pode ter diversos personagens, mas um único autor: VOCÊ!” (Autor desconhecido)


A DEUS

Mensagem 01
“Quando Deus fez o homem, usou o máximo de sua engenhosidade na criação das mãos. Deu a elas cinco dedos, de tamanho, espessura, sensibilidade e utilidade diferenciados. Deu a elas articulações que as flexibilizam para se tornarem grandes ou pequenas de acordo com a necessidade. Deu a elas dons de falar por quem não tem fala. De enxergar por quem não tem visão, de ouvir por quem não tem audição. Deus deu às mãos seu toque pessoal. Mãos que criam que trazem a vida como as mãos de Deus.” (Autor desconhecido)

Mensagem 02
“A Ti Senhor, agradecemos pela proteção e amor. Somos gratos por Tua presença que nos conduz firmes, não vacilantes. Concedei-nos a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos mudar. Coragem para mudar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir uma das outras. A Ti Senhor, fazemos uma homenagem, simples demais para um Deus, profunda demais para um homem.” (Autor desconhecido)

Mensagem 03
“Existiam muitos caminhos a seguir, mas esse foi o escolhido. Alguns não compreenderam a nossa escolha, porém Sua luz nos orientou. Sua mão nos ergueu quando prostrados diante das dificuldades, o Seu braço amigo nos encorajou até o fim. Nossa eterna gratidão por nos ter acompanhado do momento da escolha até aqui, onde sabemos, uma nova jornada começa.” (Autor desconhecido)

Mensagem 04
“Que em todos os momentos de nossas vidas está presente, pelas vitórias e benefícios que nos tem concedido, pois indignos seríamos se os atribuíssemos apenas aos nossos próprios esforços. Mais importante que o lugar que ocupa em nós é a intensidade de sua presença em tudo que fazemos.” (Autor desconhecido)

Mensagem 05
“Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltarão a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres.” (Salmo 126:1-3)

Mensagem 06
“No corre-corre da nossa vida, esquecemo-nos, tantas vezes, de Te agradecer. Obrigado, Senhor, pelos meus pais e amigos, por todos aqueles que entraram na minha história de vida, que me ensinaram a crescer, a ser mais gente, pelo término desta longa jornada... O mais sincero agradecimento a Ti, que nos confiastes a vida! Através de nossa fé, dos nossos corações, do nosso amor, agradecemos-Te por tudo o que fomos, que somos e ainda seremos, mas, principalmente, por nunca nos teres deixado nos momentos difíceis, e por teres permitido chegar até aqui. Ao maior compositor de todos os tempos, criador da sinfonia da vida, que conhece todos os compassos do meu caminho, obrigado por me compreender, por me acompanhar, por me deixar seguir... Agradeço pelas pessoas em forma de notas musicais que trilharam comigo minha história.” (Autor desconhecido)

Mensagem 07
“Desde o início de nossa caminhada, Tu estavas conosco. Dias e noites se passaram. Vitórias foram conquistadas. Derrotas foram superadas. Amizades foram criadas. Conhecimentos foram adquiridos... E agora que alcançamos nosso objetivo, vimos Te louvar, Te agradecer e Te oferecer humildemente: a vida, o amor, a felicidade. Enfim, a vitória deste momento. Obrigado, Senhor!” (Autor desconhecido)

Mensagem 08
“Tu conhecestes nossas vidas, nas coisas boas e más, nossas dores, nossos momentos de alegria, nossos desapontamentos e nossos esforços... Muito obrigado por nunca estares tão longe para vir até nós... Muito obrigado por nossos talentos por Tua companhia nestes anos todos... E, principalmente, obrigado por nos ensinar que o importante não é nos tornarmos homens de sucesso, mas homens de valor.” (Livro da Sabedoria 1:1-4)

Mensagem 09
“Tu te fizeste presente em todos os momentos; nas noites de estudo passadas em claro, estendeste-nos a mão! Nos momentos difíceis, em que nos tornamos até intolerantes quando sobrecarregados, deste nos forças! Longa foi a caminhada e nela Tu sempre estiveste presente, e hoje, no momento de grande alegria, agradecemos pelo cuidado, pela presença e por colocares em nosso caminho, pessoas que nos ajudaram nesta conquista. Sabemos que a Tua vontade predomina e que não escolhemos ser arquitetos por acaso, e sim pelo dom que nos concedeste. E por estar em tuas mãos nosso futuro, pedimos que guies nossos passos para que, como arquitetos, possamos continuar a construir e manter vivo, tudo aquilo que Tu projetaste para nossas vidas. Agradecemos a Ti, Senhor, pela vitória conquistada.” (Livro da Sabedoria 1:1-4)

Mensagem 10
“Seja qual for a forma de manifestação de fé, haverá sempre a certeza, em cada um de nós, a existência de uma força divina capaz de iluminar o obscuro e de nos fazer acreditar na possibilidade e na conquista do sucesso. Quando o menor apoio nos pareceu distante e os objetivos inatingíveis, com fé, rogamos pela única força de que realmente precisamos, a força de DEUS.” (Autor desconhecido)

Mensagem 11
“Eu pedi forças...
E Deus me deu dificuldades, para me fazer forte.
Eu pedi sabedoria...
E Deus me deu problemas para resolver.
Eu pedi prosperidade...
E Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar.
Eu pedi coragem...
E Deus me deu perigo para superar.
Eu pedi amor...
E Deus me deu pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi favores...
E Deus me deu oportunidades.”
(Autor desconhecido)


AOS PAIS

Mensagem 01
“Ao longo desses anos atravessamos um túnel, com a esperança de enxergarmos a luz no fundo. Vivemos momentos de fraqueza, dificuldades e desânimos, também alegrias. Em cada momento destes, tivemos ao nosso lado vocês, que nos permitiram esta luta. Hoje brilhamos juntos nesta festa, pois chegamos ao fim do túnel. E só nos resta dizer que: sem vocês não teríamos alcançado esta conquista, fica registrada nossa eterna gratidão...” (Autor desconhecido)

Mensagem 02
“De vocês recebi o dom mais precioso do universo: a Vida. Inspiraram-me a certeza de tua presença e a segurança de teus passos guiando os meus. O carinho da tua voz, a esperança do teu sorriso, o conforto de tuas lágrimas, o brilho do teu olhar me fez tão grande quanto teu amor por mim. Se nós pudéssemos te fazer eterno... Nós te faríamos. A vocês, pais presentes, com justiça dedicamos nossa vitória.” (Autor desconhecido)

Mensagem 03
“A vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês que compartilharam e alimentaram nossos sonhos e ideais, incentivando-nos a prosseguir nesta caminhada e superar todos os obstáculos. A vocês que, mesmo distantes, mantiveram-se sempre ao nosso lado, lutando conosco, oferecemos o título que conquistamos.” (Autor desconhecido)

Mensagem 04
“A vocês, nossos amigos, companheiros e confidentes, que hoje sorriem orgulhosos ou choram emocionados, que muitas vezes, na tentativa de acertar, cometeram falhas, mas que inúmeras vezes foram vitoriosos, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. A vocês, que compartilharam os nossos ideais e os alimentaram, incentivando-nos a prosseguir na jornada, nos mostrando que o nosso caminho deveria ser seguido sem medo, fossem quais fossem os obstáculos. Nossa gratidão vai além de nossos sentimentos. A vocês, pais, não mais que com justiça, dedico esta vitória.” (Autor desconhecido)

Mensagem 05
“A vocês Pais, que foram nossos primeiros mestres, nos aceitam com nossas dificuldades, limitações, alegrias e lágrimas, e, sobretudo, nos ensinam a amar. Por tudo isso, nesta noite, o brilho em nossos olhos não pertence somente a nós, mas a vocês, que ao nosso lado partilham de nosso crescer.” (Autor desconhecido)

Mensagem 06
“Como agradecer a vida que nos destes, a educação que recebemos, a forma com que nos criastes. Como agradecer a confiança atribuída, a triste alegria da partida, separação inevitável, certeza de melhores dias, realização profissional. Como agradecer, amados pais, se no momento em que, vitoriosos, vemos nosso trabalho e esforço reconhecidos, nos sentimos pequenos diante da grandiosidade de teus gestos, da tua força. Como agradecer se quando todos os olhos estão voltados para nós, os nossos olhos teimam, agradecidos, em procurar os teus. Como Agradecer se tudo que dissermos e fizermos será pouco diante do que sentimos. Digam-nos, como agradecer.” (Autor desconhecido)

Mensagem 07
“A estes incansáveis e admiráveis pais que tudo fazem sem nada esperar; que dia após dia lutam heroicamente a nosso favor, nossa mais profunda gratidão e respeito. Nosso maior presente será deixar-lhes a certeza de que tudo que aprendemos não foi em vão. É nossa herança maior, incalculável, inestimável e que permanecerá eternizada através das gerações.” (Autor desconhecido)

Mensagem 08
“De vocês recebi o dom mais precioso do universo: A VIDA. Já por isso seria infinitamente grato. Mas vocês não se contentaram em presentear-me apenas com ela; revestiram minha existência de amor, carinho e dedicação. Cultivaram na criança todos os valores que a transformaram num adulto responsável e consciente. Abriram a porta do meu futuro, iluminando o meu caminho com a luz mais brilhante que puderam encontrar: O ESTUDO. Trabalharam dobrado, sacrificando seus sonhos em favor dos meus, e não foram apenas pais,  mas sim amigos nos momentos em que meus ideais pareciam distantes e inatingíveis, e o estudo um fardo pesado demais. Divido, pois, com vocês os méritos desta conquista, porque ela lhes pertence. Ela é tão de vocês quanto minha.Procuro entre palavras aquelas que gostaria que seus corações ouvissem e só encontro uma simples e sincera palavra: OBRIGADO.” (Autor desconhecido)

Mensagem 09
“Agradecemos a vocês, nossos pais, que sempre acreditaram e nos incentivaram na luta por nossos ideais, que souberam entender e aceitar nossas ausências, que muitas vezes sacrificaram seus sonhos em favor dos nossos. Abriram a porta do nosso futuro com a luz mais brilhante que puderam encontrar: o estudo. Através dos estudos, vocês nos indicaram os caminhos e nos deixaram seguir aquele que julgamos ser o correto. Sofreram conosco a angústia e o medo da escolha da profissão, e viveram conosco as alegrias e os desesperos a cada fim de semestre. Mesmo nas horas em que nossos ideais pareciam inatingíveis, foram mais que pais, foram amigos e companheiros, sempre nos incentivando a prosseguir. Obrigado, principalmente, por terem sido o público e os coadjuvantes principais dessa caminhada e por estarem aqui hoje, compartilhando conosco este momento. Temos certeza de que no dia da nossa formatura, as palmas mais fortes partirão de suas mãos, e, por mais incerto que seja nosso futuro, sempre seremos quem vocês nos ensinaram a ser. Pedimos desculpas pelas vezes que fomos omissos, impacientes, em que não estivemos presentes e por muitas vezes não termos conseguido retribuir toda a dedicação de vocês. Queremos dedicar essa conquista a vocês, e dizer que sem vocês seria impossível chegar até aqui. Muito obrigado... AMAMOS MUITO VOCÊS!” (Autor desconhecido)

Mensagem 10
“A vocês, que nos deram a vida e se lembram do nosso primeiro sorriso, primeiras palavras e primeiros passos, não bastaria um obrigado. A vocês, que nos iluminaram os caminhos obscuros, com afeto e dedicação, para que os trilhássemos sem medo e cheio de esperança, não bastaria um muito obrigado. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer que não temos palavras para agradecer tudo isso, pois a emoção que trazemos é tamanha que palavras dificilmente conseguiriam traduzi-la. A vocês, que não foram apenas pais, mas também amigos e companheiros, principalmente nos momentos mais difíceis, em que nossos ideais pareciam distantes e inatingíveis, dedicamos nossa conquista com a mais profunda admiração e respeito. E se pudéssemos fazê-los eternos... Eternos, nós os faríamos.” (Autor desconhecido)


AOS AUSENTES

Mensagem 01
“O grande dia chegou e procuro por ti na plateia. Olho cuidadosamente para lá e para cá, querendo ver-te, mas não consigo! Espero escutar tua voz, mas não ouço. Tu não pudeste esperar por este momento e hoje, especialmente, a minha saudade é ainda maior. Saudade do teu amor, do teu sorriso, do teu abraço caloroso, da tua voz amiga, da tua força, da tua sabedoria, saudade de ti. Hoje, mais uma vez não te vejo, mas te sinto e posso dizer bem alto dentro de mim: nós conseguimos! E te vejo, te abraço e te ouço.” (Autor desconhecido)

Mensagem 02
“Quando subir ao palco para receber meu diploma, eu te sentirei ao meu lado; sorrindo e feliz. Sentirei tua mão carinhosa afagar meus cabelos e, neste instante te abraçarei em silêncio, sorrirei para ti e deixarei fluir esta emoção em misto de imagem, alegria e saudade. Por mais que o tempo e a distância, insistam em me fazer te esquecer, sei que o amor verdadeiro nunca morrerá. E por todo o tempo que ainda viver, perpetuarei tua memória e hei de ser fiel aos teus princípios, pois tudo o que me ensinaste é o fruto de todo este trabalho.” (Autor desconhecido)

Mensagem 03
“Se a falta de vocês diz de um silêncio que cruza a nossa vida, porque sua existência nos é real. Hoje, mais do que nunca, a sua presença se faz sentir. Pois somos a continuidade do seu brilho. Revejo nessa hora, tudo que ocorreu. Memória não morrerá... Longe, longe, ouço essa voz que o tempo não levará.” (Milton Nascimento)

Mensagem 04
“Meus olhos irão cruzar com os seus no meio da plateia que nos aplaude. Não terei seu abraço de parabéns ou seu sorriso orgulhoso. Na verdade, é difícil não tê-lo presente neste momento. Com saudades, agradeço a você que, mesmo através de sua ausência precoce, tornou-me mais sensível para entender melhor as pessoas nos seus momentos mais difíceis, mais forte para superar as dificuldades do caminho, mais humano para viver de uma forma plena e exercer minha profissão de uma forma digna. Com a certeza de sua alegria hoje, o meu muito obrigado.” (Autor desconhecido)

Mensagem 05
“Àqueles que gostariam de estar conosco, mas estão ausentes neste momento, que a lembrança de suas presenças, o som de suas vozes, sopre suaves na memória, num murmúrio triste de lamento e saudades. Forma-se num adeus eterno, mas aqui permanecem pelos momentos que preservamos em nossos corações.” (Autor desconhecido)

Mensagem 06
“Hoje, mais do que nunca, sentimos a tua presença, pois sabemos o quanto tu sonhaste por este momento, ao ver-me tornar um profissional. Mas se por algum motivo o destino preferiu assim, contento-me em te abraçar em silêncio e agradecer por todos os conselhos que tu me deste e que, com certeza, influíram no meu crescimento profissional e humano. Pois o teu maior presente já me foi dado: A VIDA.” (Autor desconhecido)

Mensagem 07
“Nas surpresas da vida, na alegria dessa vitória, convivo com a sua ausência. Hoje a saudade é mais forte, mas a lembrança de seu sorriso, dos gestos de incentivo a cada obstáculo vencido traz-nos felicidade e gratidão, pois tenho certeza de que, em meio a tantos olhares e aplausos, você estará também. Sinto a sua presença e ela sempre se fará sentir, pois sou apenas a continuação de seu brilho...” (Autor desconhecido)

Mensagem 08
“Quantas vezes desejei sua presença, busquei nas minhas dúvidas e dificuldades o seu apoio, compreensão, até mesmo sua reprovação. Quando subir no palco para receber o meu diploma, sentirei você ao meu lado, sorrindo e feliz. Sentirei tua mão carinhosa afagar os meus cabelos. Neste instante, nós nos abraçaremos em silêncio. A lágrima que teima em cair é a expressão da minha gratidão e da saudade de seu carinho. Sua garra e o seu exemplo terão a continuidade na concretização e no brilho do meu ideal. E por todo tempo que ainda viver, perpetuarei sua memória, pois uma árvore morre, mas deixa dentro de seus frutos a semente de sua vida. Você estará sempre comigo.” (Autor desconhecido)

A QUEM AMAMOS

Mensagem 01
“A vocês que se alegram com nosso sucesso e com nossa felicidade e, mais que isso, ajudam-nos a construí-los. A vocês, que quando presentes nos dão a sensação da força do amor e, quando ausentes, deixam na lembrança a vívida impressão de que continuarão conosco em nossa caminhada. A vocês, que permaneceram conosco nos momentos difíceis e nos incentivaram a crescer. A vocês, a quem amamos de modo especial, nossa esperança de senti-los eternamente por perto. A vocês, nosso amor e gratidão. Tantas foram as vezes que meu cansaço e preocupações foram sentidos e compartilhados por vocês numa união que me incentivou a prosseguir. Hoje, no dia de minha formatura, procuro encontrar entre as palavras aquelas que gostaria que seus corações ouvissem. E só encontro uma palavra: obrigado! Obrigado pela compreensão quando me distanciei da família, obrigado por tudo que fizeram por mim sem que eu mesmo soubesse. Obrigado pelo sonho que realizo neste dia. Dividam, pois, comigo, o mérito desta conquista que é tão sua quanto minha.” (Autor desconhecido)

Mensagem 02
“Reconhecemos alegremente que esta conquista é o resultado de um esforço conjunto de inúmeras pessoas. Nós fomos moldados, encorajados e estimulados por pais, professores, colegas e pelos (as) nossos (as) esposos (as), noivos (as), namorados (as), filhos. Agradecemos a todos os que nos acompanharam com carinho e estímulo, procurando amenizar nossa ansiedade muitas vezes renunciando a seus desejos em favor do nosso sonho. Obrigado a todos que esperavam viver este dia conosco e que estão felizes com a realização do nosso sonho.” (Autor desconhecido)

Mensagem 03
“Gostaríamos que vocês soubessem que cada dia é uma nova chance de aprender mais sobre nós mesmos, de nos importarmos mais com os outros, de rir mais do que ríamos, de realizar mais do que pensávamos ser possível, de ser mais do que éramos antes. Reconhecemos e agradecemos o inestimável e importante apoio, amor, compreensão, abdicação e sacrifício que nos foram dedicados nesta longa caminhada. Alegrem-se, pois os méritos desta vitória também são seus.” (Alexandra Amélia Ludgero)

Mensagem 04
“Senti muitas vezes o tocar de suas mãos na minha cabeça em sinal de consolo. Escutei as palavras certas na hora de desânimo e percebi a sua tolerância em meus momentos de ausência. Sempre notei seus passos ao lado dos meus. Sabia que não estava sozinho... Hoje, vejo um sorriso perdido em seus lábios e uma lágrima por cair, dividindo comigo esta minha conquista.” (Autor desconhecido)

Mensagem 05
“Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém; é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser autossuficiente. Ninguém cresce sozinho, sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor. A todos vocês, a quem amamos e que compartilharam dos nossos ideais, que  veem como um alívio este fim de etapa e que se encontram tão felizes quanto nós, nossos agradecimentos. Sim, vocês nos amaram o suficiente para tolerar nossas ausências, para encorajar e aplaudir esta vitória; portanto, a vocês, a nossa mais profunda gratidão e respeito.” (Autor desconhecido)

Mensagem 06
“Quantas vezes nos despedimos, porque a vontade de aprender foi soberana, porque iniciamos a luta por um ideal e não pudemos parar, porque sabíamos que aquelas despedidas seria para nos unir algum dia. Quantas vezes foram força, paciência, acalento... O tempo passou e com ele o sofrimento das horas tristes, das despedidas e das ausências. As homenagens deste dia estendem-se também a vocês, a quem amamos.” (Autor desconhecido)

Mensagem 07
“A vocês que sempre estiveram conosco nos momentos mais difíceis desta caminhada, quando os obstáculos pareciam intransponíveis, que abriram mão de momentos de convívio, que sofreram a nossa ausência quando o dever e o estudo nos chamaram e que compreenderam a nossa falta de tempo, nossa tensão durante as provas, nosso nervosismo. A vocês que muitas vezes nos receberam de mau humor, quase raivosos, quer pela ausência, por saudade ou impaciência; a vocês que a nós se dedicaram sem medir esforços;  a vocês, AMORES DE NOSSA VIDA. As homenagens deste dia também são suas.” (Autor desconhecido)

Mensagem 08
“Vocês foram essenciais nesta etapa de nossas vidas. Pessoas especiais, com as quais podemos contar sempre e compartilhar agora esta realização. Presenciaram vários momentos de alegria e tristeza, as dúvidas e medos, as vitórias e alívios, noites mal dormidas, noites em claro, o sufoco de concluir cada etapa, e o alívio após o final do semestre. Temos consciência de que, em alguns momentos, estivemos ausentes, andávamos apressados, sempre cm alguma prova ou projeto para entregar; por isso, reconhecemos que sem a compreensão, apoio, incentivo e a paciência que vocês tiveram, nossa trajetória seria muito mais difícil. Talvez não consigamos retribuir com tanta grandeza, seus gestos, mas jamais esqueceremos que veio de vocês, toda a força para que conseguíssemos chegar até aqui. A vocês, que nos amaram o suficiente para tolerar nossas ausências, para encorajar e aplaudir esta vitória; a vocês, a nossa mais profunda gratidão e respeito.” (Autor desconhecido)

Mensagem 09
“Amo-te tanto, meu amor... Não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Como um desejo maciço e permanente

E de te amar assim muito amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.”
(Vinícius de Moraes)

Mensagem 10
“Reconheço que nesses anos, em muitos momentos, não estive presente. Por muitas vezes, não choramos ou sorrimos juntos, não te dei o beijo que queria te dar e me furtei em dizer que te amava. O tempo era curto, rápido e não me esperava... Mas você me compreendia e torcia por mim. Você foi muito importante! E agora, quando realizo o meu sonho e compartilho com você minha alegria, quero sorrir, chorar, te beijar e dizer que te amo muito.” (Autor desconhecido)


AOS AMIGOS E COLEGAS

Mensagem 01
“Há tempo de sorrir e chorar, sonhar e viver; assim como chegar e partir. A hora é de ir, mas vamos sem despedidas. Uma etapa se passou e as outras virão, nos impondo maiores obstáculos. Crescemos sempre e a amizade nos guia nos momentos difíceis. Um dia, no futuro incerto, ao olharmos para trás, veremos o longo caminho que percorremos juntos. Hoje, é a última festa do nosso tempo de faculdade. Sentiremos falta dos momentos alegres, dos batepapos nos intervalos... Agora, a vida nos obriga a seguir diferentes caminhos. A partir de hoje, estamos em busca de um destino cheio de vida. Talvez não nos vejamos todos os dias, talvez nem todos os anos, mas, certamente, jamais nos esqueceremos. Fica aqui a promessa do reencontro, das festas, da brincadeira. Fica aqui o desejo de boa sorte e felicidades. Fica a vontade de que lutemos e vençamos sempre!” (Autor desconhecido)

Mensagem 02
“No início éramos apenas alguns nomes alinhados na lista... Mas depois eles foram se unindo por fortes laços de amizade e de objetivos comuns. Tantos risos, tantos momentos, talvez algumas discórdias, porém tanta solidariedade. O laço que nos une não é de sangue, mas de respeito e alegria pela vitória de cada um. O mundo é tão grande, mas descobrimos que a separação é pequena, pois longe é um lugar que não existe.” (Autor desconhecido)

Mensagem 03
“Partimos hoje em busca do destino... Cheios de vida, certos de que triunfaremos. Então não nos veremos mais todos os dias. Talvez nem todos os anos... Mas certamente, jamais nos esqueceremos...” (Autor desconhecido)

Mensagem 04
“Não é um adeus... Não é uma despedida. Foram anos... Não minutos. Quase uma vida... Juntos até choramos. Éramos amigos... Somos amigos. Verdadeiros amigos... Partimos e ficamos. Ficamos na lembrança de cada um... Portanto, nos dividimos em dois... Partimos e ficamos. Nós mesmos dizemos até breve. Fica a promessa do reencontro... Fica o desejo de boa sorte... Fica a vontade de que lutes e venças.” (Autor desconhecido)

Mensagem 05
“Amigos meus, ta chegando a hora em que a tristeza aproveita pra entrar e todos nós vamos ter que ir embora, pra vida lá fora continuar. Tem sempre aquele que toma mais uma no bar, tem sempre outro que vai direitinho pro lar. Mas tem também uma sala que está vazia, sem luz, sem amor, sombria. Prontinha pro show voltar. E em um novo dia a gente vai ver novamente a sala se encher de gente pra gente recomeçar.” (Toquinho e Vinícius)

Mensagem 06
“Fica para trás o bate-papo nos corredores, confusão, amores, dissabores, a criatividade dos gozadores, o sonho que se traz de estudar, formar-se, ser um bom rapaz. Fica para trás o medo da prova, estudar senão reprova, tensão passou, vamos comemorar uma festa na república, mas não tão pública, vale o bate-papo, não vale cola, vale a cervejinha, a piadinha. Haja coração! Fica para trás um tempo bom.” (Autor desconhecido)

Mensagem 07
“Aos amigos que ficaram tanto tempo esperando nossas visitas que nunca aconteceram, que se acostumaram com nossos “parabéns” atrasados, que aceitaram tantos “hoje eu não posso ir”, sem questionar, que estiveram sempre disponíveis quando nosso tempo para eles era tão limitado. Obrigado pelas vezes que nos aturaram, pelas nossas falhas...” (Autor desconhecido)

Mensagem 08
“Como num passe de mágica, os anos se passaram... Iniciamos cheios de esperança e ideais. Não podíamos imaginar que tão logo chegaria o momento em que seria preciso terminar e em que cada um seguiria seu caminho. Mas todos sabiam que, neste momento, a separação nos faria sorrir e chorar ao mesmo tempo. Ficariam para trás as dificuldades, o bate-papo nos corredores, a correria para conseguir terminar os famosos projetos, noites intermináveis em claro. Que bom será se, de tantas gargalhadas, de tantas conversas, fica a certeza de que, quando quisermos, voltaremos a nos falar. Não só para retomar a euforia do tempo de estudantes, mas para sentir que a alegria e o sonho resistiram, apesar do tempo e dos possíveis tropeços. Aos nossos queridos colegas, jamais caberia um adeus, mas sempre um sincero até breve...” (Autor desconhecido)

Mensagem 09
“Há cinco anos, éramos apenas rosto desconhecidos. Hoje cada olhar nos diz algo, trazendo a tona situações que mudaram definitivamente as nossas vidas e que muitas vezes nos fizeram pensar, sonhar a até chorar. Sentiremos saudades de estarmos juntos, das festas, dos churrascos, encontros e até mesmo desencontros, que apesar de despretensiosos, deixaram lembranças e marcas que o tempo não apagará... E a saudade permanecerá para sempre. Até que um dia, possamos nos encontrar novamente em qualquer tempo, em qualquer espaço, em qualquer direção. Mas que sejamos nós.” (Autor desconhecido)

Mensagem 10
“Sinto nos seus olhares que o tempo que passamos juntos não foi em vão. A tristeza em nos separarmos é transparente para quem soube interpretar seus códigos. Afinal, foram quatro anos. Nossas vidas têm um espaço em comum. Não podemos mais voltar no tempo; seria um retrocesso. No entanto, temos a saudade, que embora melancólica, pode ser agradável se os momentos foram felizes. Hoje, não teremos mais a certeza de que nos veremos na segunda-feira ou no semestre seguinte... Mas fica a promessa do reencontro e o desejo de que lutem e vençam.” (Autor desconhecido)


AOS MESTRES

Mensagem 01
“Há homens que lutam um dia e são bons. Há homens que lutam um ano e são melhores. Há homens que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há aqueles que lutam toda vida, esses são imprescindíveis.” (Bertold Brecht)

Mensagem 02
“Ensinar é crer, acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter, e compartilhar de sua própria existência. Ao Mestre, pelas lições de saber, pela orientação constante, pela dedicação e renúncias pessoais. Por repartirem sua existência e auxiliar a trilharmos este caminho, nossa homenagem e gratidão.” (Autor desconhecido)

Mensagem 03
“Àqueles que dedicaram seu tempo e compartilharam experiência, para que nossa formação fosse também um aprendizado de vida. Àqueles que, com suas experiências, nos fizeram ver que poderíamos encontrar o caminho certo. Àqueles que souberam ser mestres e, acima de tudo, grandes amigos, nossa homenagem, nosso carinho e nossa eterna gratidão.” (Autor desconhecido)

Mensagem 04
“Caminhar lado a lado com vocês neste longo e ao mesmo tempo curto percurso, nos fez superar limites até então inimagináveis, nos fez reconhecer o valor de um grande mestre, nos fez vislumbrar os encantos da Arquitetura, e através dela pudemos expressar junto a vocês todos os nossos valores e sentimentos. Foram diversas noites em claro, amontoados na prancheta ou vidrados no computador, dedicando-nos a projetos e trabalhos, e vocês foram a principal peça o tempo todo. Saber reconhecer tudo isso nos fez perceber que não seriamos nada sem a sabedoria, carinho e amizade de todos vocês. Reconhecemos que muitas vezes os fizemos voltar para suas casas frustrados e com a sensação de impotência diante da missão de ensinar. Pedimos perdão pelos momentos difíceis que causamos, pela desatenção, pelas conversas paralelas que tanto atrapalharam... Perdão pela falta de sensibilidade e carinho nos dias em que talvez estivessem precisando de amigos, mais do que de alunos. Queremos aqui reconhecer o valor merecido de nossos Mestres. A grandeza de transmitirem o melhor que possuem, a experiência já obtida, que nos poupa do erro, a dedicação, a garra, a paixão pelo que fazem e o amor ao ensino da Arquitetura. Sempre nos lembraremos de vocês com imensa gratidão.” (Autor desconhecido)

Mensagem 05
“Mestre, posso sair mais tarde hoje? Ao contrário do que muitas vezes lhe pedi, hoje quero ficar mais um pouco. Ficar mais alguns instantes para desfrutar de sua presença e da proteção que ela me traz. Ficar para poder admirar, mais uma vez, a sua destreza e a sua capacidade de ensinar e orientar. Ficar, pela segurança de poder contar com você, amparando minhas dúvidas e suscitando, em mim, a maturidade de um profissional. Ficar, porque, longe de você, quem me protegerá? A quem posso pedir socorro? Quem me incentivará a não desanimar diante de um insucesso?
Mestre querido, ninguém poderá substituí-lo! O que me consola é que trago em mim muito de você. Muito do que me ensinou. E, agora, encontro-me procurando meu estado de aprendiz, sabendo que, em instantes, me tornarei seu colega, porém com a certeza de que jamais deixarei de ser seu discípulo. O discípulo que guardará na memória os seus ensinamentos, o seu jeito, a sua pessoa, e no coração, A GRATIDÃO, O RESPEITO E A SAUDADE.”
(Ana Paula Menegatti Lara)


MENSAGEM COMISSÃO DE FORMATURA

Mensagem 01
“Jamais poderemos compreender o que o outro espera de nós. Mas ainda é preferível fazer, mesmo errando, a nada fazer pelo medo de errar. Àqueles que buscaram ajudar, nossa eterna gratidão. Aos obstáculos que surgiram, somos gratos também, pois dificuldades são para vencer. Eis aqui nossa vitória. Fica a certeza de que tudo foi feito buscando o melhor e a nossa única preocupação foi a de fazermos deste momento algo inesquecível.” (Autor desconhecido)

Mensagem 02
“Agradecemos aos colegas que confiaram em nosso trabalho, nos apoiando e incentivando. Foram horas, dias e noites dedicadas a essa tarefa, procurando sempre uma solução mais justa dentre tantas vontades e opiniões diferentes. É difícil conciliar todas as vontades, todos os desejos e expectativas, mas a intenção foi fazer o melhor, algo inesquecível. Inesquecível como foi o nosso convívio nesses cinco anos. Esperamos do fundo do coração que a festa corresponda às expectativas de todos vocês, ou melhor, que ultrapasse!” (Autor desconhecido)

Mensagem 03
“Agradecemos a confiança depositada em todos nós. A nossa intenção foi tamanha... Os nossos sonhos imensos... A nossa vontade tão grande... Por mais nobre que tenham sido nossas intenções, jamais atenderemos às expectativas de todos. Mesmo assim, escolhemos fazer, mesmo que tenhamos errado, pois preferimos errar a nada fazer por puro medo. Com tantas atribuições de nosso dia-a-dia, chegou o momento de pensarmos em nossa formatura, e assim tomamos a frente deste evento de total importância na vida de todos nós. Cheios de afazeres, não conseguíamos demonstrar todo nosso empenho e vontade de acertar, fazendo cumprir todos os momentos da melhor maneira possível. Pensando em todos os detalhes, procurávamos uma solução mais justa entre tantas vontades e opiniões diferentes. Por isto, com estas palavras nos despedimos certos do dever cumprido. Àqueles que de alguma forma ajudaram, fica nossa gratidão. Aos obstáculos, fica a certeza de terem sido superados. A todos, fica a esperança de que possamos ser compreendidos e que as horas de dedicação possam proporcionar a todos um momento inesquecível!” (Autor desconhecido)

Mensagem 04
“A nossa amizade àqueles que nos quiseram bem, e nos apoiaram nos bons e maus momentos. O nosso perdão àqueles que, por motivos alheios à nossa vontade, não nos compreenderam, nem se fizeram compreender. Na busca da perfeição, fomos ora ditadores, ora dramáticos; contudo, agimos como uma única preocupação: fazer desta data algo inesquecível.” (Autor desconhecido)

Mensagem 05
“Ao recebermos a grande missão de organizarmos o evento que iniciaria a nossa trajetória profissional, sentimo-nos honrados e felizes pela confiança. Desde então, muitos foram os sonhos, as discussões, as reuniões e os telefonemas para tornarmos este dia especial. Durante esta caminhada, diversos foram os momentos que pensamos em desistir, mas o desejo de ver a realização dos nossos sonhos foi maior. Hoje, podemos dizer que valeu a pena. Vamos curtir... Vamos aproveitar... A festa é nossa!” (Autor

0 comentários:

  © Blogger template Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP